Protocolo Internacional Tripartido CCIPS/AO PT – SN & CCISS -CV

A cidade da Praia em Cabo Verde, foi palco de mais uma iniciativa integrada no Programa Estratégico 2018/2019 da CCIPS/AO – Camara de Comércio e Indústria Portugal – Senegal e África Ocidental. Foi no passado dia 14 no Hotel Oasis Atlantico Praia Mar, no âmbito da Conferência Internacional – CPLP, uma plataforma intercontinental de negócios, que as duas Câmaras de Comércio e Indústria Portugal – Senegal e Senegal – Portugal celebraram com a CCISS – Camara de Comércio Indústria e Serviços do Sotavento um Protocolo Internacional Tripartido de Cooperação para os mercados de Portugal, Cabo Verde e Senegal.

 

O protocolo em causa estabelece a vontade de colaborar ativamente no desenvolvimento de ações conjuntas na área da cooperação, formação, inovação e desenvolvimento de competências, bem como, na identificação de projetos estruturantes e relevantes para o “triangulo” intercontinental dos países e regiões económicas em causa.

 

De acordo com a direção executiva das referidas estruturas, o “objetivo principal é o de acompanhar a tendência que hoje se verifica em potenciar as sinergias regionais, da mesma forma que se verifica  a cada vez maior aproximação dos mercados lusófonos com os mercados de origem francófona.

 

Entre outras ações conjuntas, o presente acordo lançou três desafios que seguramente trazem mais valias às empresas e ao desenvolvimento das economias envolvidas, designadamente, constitui-se como prioridade a possível e desejada participação de Portugal e Senegal como países convidados de honra na edição de 2019 da FIC ( Feira Internacional de Cabo Verde ); a atribuição à CCISS da representação dos interesses e dos empresários de Cabo verde no Salão SENCON ( Salão Internacional das Infraestruturas, Construção e Obras publicas do Senegal) e ainda o desenvolvimento de uma parceria estratégica para o envolvimento de Cabo Verde no Cluster Agro – Industrial de Casamance ( sul do Senegal ), um projeto que entre outros ativos poderá desencadear a negociação para a criação de uma mais célere ligação marítima entre o porto marítimo de Ziguinchor ( Senegal) e de Cabo Verde.

Para além da participação na supra referida Conferencia da CE-CPLP, palco da assinatura do referido Protocolo tripartido, a Direção da CCIPS/AO Portugal e sua homóloga do Senegal, tiveram ainda oportunidade para reunir com a representação local da AICEP, e também com a entidade sua correspondente em Cabo Verde, a Cabo Verde Trade-Invest, cuja Presidente, Drª Ana Lima Barber, no seguimento do encontro realizado, terminou o encontro com  um convite institucional à CCIPS/AO para que a mesma possa marcar presença em Paris, na “mesa redonda” que o seu governo promove para captação de investimento e parcerias estratégicas e internacionais para Cabo Verde.

 

A passagem pela FIC ficou ainda marcada pelo encontro com o Gabinete de Apoio Empresarial da C.M. de Sintra, que registou uma presença interessante de empresas / stands daquela região, e do qual resultou um pré-acordo de intenções para a organização de um ciclo de conferências sobre temáticas convergentes com os conteúdos do Protocolo assinado entre as entidades dos três países em apreço.

 

Em resumo, pode dizer-se que a uma agenda cheia correspondeu um conjunto de atos e ações concretas, que permitem antever um ano de 2019 com projetos e sinergias coincidentes com os objetivos programáticos da CCIPS/AO nestes mercados.

A manutenção de uma dinâmica activa e coerente, vem desta forma reforçar  a força da CCIPS/AO enquanto plataforma de oportunidades e benefícios vários  para os seus associados e parceiros.