Participação da CCIPS no II International Business Conference Matosinhos APDL Cooperação Portugal – China

A Câmara de Comérico e Industria Portugal – Senegal e Africa Ocidental (CCIPS) marcou presença no 2º International Business Conference Matosinhos APDL a convite da Câmara de Cooperação Portugal e Desenvolvimento Portugal-China (CCDPCh) e do Presidente da Liga dos Chineses, Sr. Y Ping Chow. No âmbito das relações bilaterais entre os países de lingua oficial portuguesa, em particular CPLP e o mercado da China, a direção da CCIPS, na pessoa do seu Vice Presidente Gonçalo Terenas, abriu o paínel de conferências precedendo a intervenção de personalidades de referência em  Portugal e no universo internacional dos países da CPLP e seus observadores ( como o exemplo do Senegal) , onde se destacou o PCA da TAP, Dr. Miguel Frasquilho, o Dr. Jorge Coelho, Administrador da Mota Engil, o Dr. Gilberto Lima, Vice – Presidente Executivo da CE CPLP, entre outras figuras proiminentes de diferentes sectores de atividade.

 

As temáticas abordadas visaram essencialmente as relações económicas e politicas entre Portugal e a China, passando por temas como a Rota da Seda, a apresentação de uma plataforma de e-commerce para o mercado chinês, a estratégia de internacionalização e a relevância da China para o desenvolvimento das novas tecnologias, apresentada por Jorge Portugal, Diretor-Geral COTEC ou ainda a  imagem da China na comunicação social portuguesa, brilhantemente apresentada por Júlio Magalhães, jornalista de referência e diretor-geral do Porto Canal.

 

A iniciativa moderada pelo Prof. Doutor António Queirós,  Secretário-Geral da CCDPCh, foi acolhida pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, apoiada pela Enterprise Europe Network da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), da Câmara Municipal de Matosinhos e da Embaixada da China. A conferência foi encerrada por S.E. Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Azeredo Lopes, e permitiu ainda um importante intercâmbio empresarial entre os diferentes empresários e entidades que marcaram presença no auditório da APDL.