Constituição Câmara de Comércio e Indústria Portugal – Senegal e Africa Ocidental

No âmbito das relações bilaterais entre Portugal – Senegal foi constituida, no passao dia 4 de Maio, a Câmara de Comérico e Industria Portugal – Senegal e Africa Ocidental (CCIPS), um projeto criado por um conjunto de empresários e personalidades de relevo no panorama nacional e da diáspora portuguesa a operar no Senegal.

A experiencia internacional e as valências multidisciplinares dos corpos diretivos deste novo projeto e instrumento institucional, agora ao serviço das relações entre os dois paises e a regiaão de Africa Ocidental, constitui-se como um ativo importante para o apoio às empresas e empresários de ambos os lados, designadamente à internacionalização das suas atividades e ao acompanhamento técnico dos respetivos tecidos empresariais .

 

Portugal e Senegal passam a ter na CCIPS uma plataforma dinâmica e uma ponte económica e corporativa entre os dois mercados, uma estrutra contínua e articulada na medida em que em Dakar foi constituida uma Delegação Permanente da CCIPS, organismo homólogo que permitirá a exploração de sinergias positivas e em simultâneo a implementação de politicas de cooperação, comerciais,  financeiras e culturais.

Um Programa de Atividades bianual animará as relações entre empresas e organismos ( públicos e privados) na expetativa de que o envolvimento dos diversos operadores dos diferentes segmentos da sociedade comercial e civil possa aproximar ainda mais, estes dois destinos. A CCIPS assume-se desta forma como uma ligação Europa – África capaz de acompanhar a evolução contemporânea onde ambos desempenham um papel relevante e histórico nos dois continente.

 

É por isso com regozijo que a Direção da Câmara de Comérico e Industria Portugal – Senegal e Africa Ocidental – CCIPS se dá a conhecer, convidando todos os interessados a associarem-se a aproximarem-se para que juntos possamos construir laços fortes e duradoros, acrescentando valor aos empresários e às relações entre os dois países.